domingo, 28 de abril de 2013

REUNIÃO DA REGIONAL OESTE


CONVITE

Aos Coordenadores (as) da REGIONAL OESTE  e  das SUBSEDES,

Prezados(as) Senhores(as)

Conforme deliberação anterior, estamos convidando vossas senhorias para participar de uma Reunião Ordinária da Coordenação da Regional Oeste:

Programação
Local: CIDADE DE CURUÁ
Data: 04 e 05 /05 /2013

04/05/2013 - Manhã

08:00 - Café da manhã no Hotel Curuá
09:00 – Inauguração da Sede da Subsede de Curuá
09:30 – Socialização das atividades de cada subsede.
10:30 – Socialização das ações de cada Coordenação (ver o planejamento da última reunião realizada)

12:00 – Almoço
Tarde
14:00 – Prestação de contas da gestão anterior

18:00 – Participação dos Coordenadores em uma Assembleia geral da subsede de Curuá. (Tema:

Formação Sindical)

20:30 – Jantar


05/0352013 – Manhã
08: 00 – Café
09:00 – Planejamento das próximas ações da Regional.
11:00 – Encerramento e Almoço
OBSERVAÇÃO:

ü  Estendemos este convite aos Coordenadores Gerais das subsedes que não têm representação na Regional Oeste;

ü  O deslocamento, alimentação e hospedagem dos Coordenadores (as) Regionais serão custeados pela Regional;

ü  Companheiros (as) Por favor confirmar o número de participantes de cada subsede na reunião até as 12h de terça-feira para que a coordenação de finanças compre somente a alimentação necessária para tal. Confirmem por meio do celular da prof. Izabel Sales (093)9110-0285 ou do Adenilson 9106-2857 ou por e-mail.

ü  Para chegar em Curuá, entrem em contato com a Profa. Izabel Sales, pois o barco para Curuá sairá de Santarém as 18h DO DIA 03/05/2013 em frente ao Supermercado Beira-Rio, na Avenida Tapajós. A viagem durará cerca de 08 (oito) horas, portanto provavelmente os coordenadores deverão chegar de madrugada.

ü  Os coordenadores de Prainha e Monte Alegre que optarem de viajar por Alenquer, a lancha sairá do porto daquela cidade às 12h de sexta-feira (03/04/2013) e a viagem dura cerca de uma hora. Entre em contato com o Adenilson.

CONTATOS: IDALIANA (Curuá – 09391586547) ; DIONE (Curuá – 09391286750)


________________________
Adenilson V. Costa
Coordenador de Comunicação
SINTEPP / REGIONAL OESTE

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BELÉM: marcha marca o segundo dia da greve nacional


SONY DSCEm continuidade as atividades da Greve Nacional, iniciada ontem (23), os trabalhadores (as) em educação se concentraram no início da manhã de hoje (24) no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré) para realizar a grande Marcha pela Educação. Mais de 2.000 mil pessoas participaram da caminhada, entre profissionais da educação e estudantes. Para a Coordenação Estadual do Sintepp, que organizou o ato em parceria com entidades estudantis, o momento mostrou que os trabalhadores da educação não recuam na luta por condições dignas de trabalho e pela valorização do ensino no Estado do Pará. “No Estado e nos municípios temos uma série de problemas que vão desde a falta de uma estrutura adequada em algumas escolas até a lentidão do governo em responder a nossa demanda de lotação por jornada com a regulamentação da hora atividade. Sem contar as cidades que nem avançaram na formulação dos PCCR’s ou que já tem mas os prefeitos ameaçam de forma arbitraria modificá-los”, comenta Mateus Ferreira, coordenador geral do Sintepp.
Além das escolas de Belém, as cidades de Abaetetuba, Castanhal, Benevides e Marituba se somaram ao movimento. “Vimos para a Marcha da Educação para dizer aos governos que nós somos a favor de uma escola que apresente condições dignas de trabalho e que dê aos estudantes um ambiente escolar que favoreça o aprendizado. Infelizmente não é isso que temos no momento, quando o Governo Jatene não resolve nossa lotação por jornada com hora atividade, uma de nossas pautas mais antigas”, comenta Alacid Silva, coordenador estadual do Sintepp e membro da Subsede de Castanhal.
A caminhada seguiu pela Av. Gov. José Malcher, fez uma parada na Semec para protocolar uma representação sobre problemas com a direção da Escola Avertano Rocha (Icoaraci) e seguiu rumo à Semad, onde a audiência marcada com os representantes do governo municipal para discutir a pauta social dos educadores foi desmarcada em cima da hora. Será que os assessores de Zenaldo se intimidaram com o número de trabalhadores na rua por não terem respostas para nossa categoria?
O fim da passeata foi em frente do Centro Integrado de Governo (CIG) e como já era esperado, o Governador Simão Jatene não apareceu, pois vem protelando a resposta sobre as pautas principais da campanha deste ano.
O Sintepp segue alerta e em mobilização. Amanhã (25), a partir das 14h, ocorre o Seminário sobre Jornada de Trabalho com Hora Atividade, na Alepa. As demais subsedes seguem com mobilizações locais.
Junte-se à nós, venha o Sintepp
Não há conquista sem luta!
 
 
 
 SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC
 
 
 

AVEIRO: ESCOLA INTERDITADA - COMITIVA AVEIRENSE COBRA PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO DO ESTADO.


COMITIVA AVEIRENSE
UMA COMITIVA COMPOSTA POR SERVIDORES, PAIS DE ALUNOS,ALUNOS E REPRESENTANTE DA COMUNIDADE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EDUARDO ANGELIM,AVEIRO,OESTE PARAENSE,JUNTAMENTE COM VEREADORES (PAULO HENRIQUE E VâNIA FÉLIX),PREFEITO DE AVEIRO,OLINADO BARBOSA,SECRETÁRIO DE OBRAS JEREMIAS FONSECA MELO E SINTEPP,ESTIVERAM NA 5ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO ,EM SANTARÉM,PARA UMA AUDIÊNCIA COM A DIRETORA DAQUELA UNIDADE,GLÓRIA MARIA QUE ESTAVA ACOMPANHADA DA VICE PREFEITA DE SANTARÉM,MARIA JOSÉ MAIA,ASSESSORA JURIDICA DA 5ª URE,Drª FLÁVIA E ASSESSORA ESPECIAL DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO,SRª IVETE.A COMITIVA AVEIRENSE,COBROU PROVIDÊNCIAS URGENTES DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ PARA QUE SEJA TOMADO AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS PARA QUE A ESCOLA EDUARDO ANGELIM VOLTE A FUNCIONAR.
ESCOLA INTERDITADA
     SEGUNDO, A SENHORA IVETE,ASSESSORA ESPECIAL DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO,A REINVIDICAÇÃO SERÁ LEVADA IMEDIATAMENTE AO SETOR COMPETENTE DA SEDUC PARA QUE SE TENHA UMA RESPOSTA IMEDIATA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS EXISTENTES NO ÚNICO ÓRGÃO DO ESTADO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO.
O SINTEPP COBROU DA 5ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO,AGILIDADE,RESPEITO E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO,INFORMANDO QUE JÁ FAZ MAIS DE UMA SEMANA QUE AS AULAS ESTÃO PARALISADAS E NENHUMA SOLUÇÃO FOI DADA PARA QUE O EDUARDO ANGELIM RETOME A SUA ROTINA EDUCACIONAL.O COORDENADOR DO SINTEPP AVEIRO,SILVANNE COSTA,DISSE A AOS REPRESENTANTES DO GOVERNO DO ESTADO QUE CASO EM UMA SEMANA A SITUAÇÃO  CAÓTICA EM QUE SE ENCONTRA A ESCOLA NÃO FOR RESOLVIDA,A ENTIDADE REPRESENTARÁ NO MPF E MPE,OS AGENTES CAUSADORES DOS PREJUIZOS A COMUNIDADE ESCOLAR.  O CONSELHO ESCOLAR DA REFERIDA ESCOLA APRESENTOU AOS PRESENTES UM VIDEO CONTENDO IMAGENS QUE COMPROVAM A NEGLIGÊNCIA DO GOVERNADOR SIMÃO JATENE PARA COM AQUELA ESCOLA.OS ALUNOS E PAIS SE PRONUNCIARAM DESTACANDO OS RISCOS A SAÚDE QUE A ESCOLA ESTÁ OFERECENDO A TODOS.
       A DIREÇÃO DA 5ª URE PROMETEU AOS PRESENTES QUE AS PROVIDÊNCIAS SERÃO TOMADAS.

O Primeiro dia da Greve Nacional em Belém


Rede Estadual realiza ato e exige lotação por jornada com hora atividade

O primeiro dia da greve nacional na rede pública de ensino no Estado do Pará contou com a mobilização das subsedes do Sintepp na capital e no interior. Vigia, Ananindeua, Barcarena, Xinguara, Mãe do Rio, Igarapé-Açú, Abaetetuba, Dom Eliseu e Belém são alguns dos municípios que permanecerão paralisados pelo menos até a próxima quinta-feira (25).

Na manhã de hoje (23) os trabalhadores em educação da rede estadual realizaram ato na Secretaria de Administração (Sead), onde estava agendada audiência com a Secretária Alice Viana.

A pauta principal foi lotação por jornada de trabalho com hora atividade e aulas suplementares. Porém não houve avanços, pois o governo solicitou o prazo para resolver a questão, até o fim de maio. “A única garantia que tivemos foi a de que até abril nenhum professor que já tinha 200h receberá menos que isso. Mas nossa insegurança permanece, dada a constante dilatação de prazos apresentada pelo governo”, diz Mateus Ferreira, coordenador geral do Sintepp.

No mais o governo garantiu que pagará 10% para os professores da classe especial, referente a gratificação progressiva majorando 30% da mesma no mês de maio; que construirá, em parceria com o Sintepp, uma Lei específica para as gestões democráticas de escolas e que ainda este semestre realizará um novo concurso para cobrir as lacunas na rede e reduzir o quadro de terceirizados. Também foi confirmado pelo governo que não será feito o desconto dos dias parados e que as escolas terão autonomia para definir o calendário de reposição.

A Coordenação Estadual do Sintepp espera receber a proposta do governo sobre jornada e demais pontos da pauta de reivindicação o mais breve possível, a fim de repassá-la para apreciação da categoria. “Parece cedo para falar em deflagração de greve, mas a categoria está atenta e não aceitará redução de carga horária. O momento é de manter a mobilização e não recuar na pauta”, explica Mateus.

Ao menos dois pontos seguem como prioritários nestes três dias de greve:
  • Luta pela garantia da jornada de trabalho com hora atividade;
  • Regulamentação da hora atividade.
Amanhã (24) haverá a grande Marcha pela Educação, com saída às 9h do CAN, rumo à Semad e no CIG. As demais subsedes seguem com programação locais. Na quinta-feira (25) os educadores realizam na Alepa, a partir das 14h, o Seminário sobre Jornada de Trabalho com Hora Atividade.

Venha para o Sintepp, construa a luta por uma educação de pública e de qualidade com condições dignas de trabalho.
Não há conquista sem luta.
Fonte: Sintepp

Grande ato SINTEPP-Santarém e SIMPROSAN marca o primeiro dia da greve nacional

A greve nacional da Educação está acontecendo entre os dias 24, 25 e 26 de abril.
 
Em Santarém, o primeiro dia de paralisação foi marcado por um grande ato organizado pelo SINPROSAN - Sindicato dos Professores de Santarém e SINTEPP - Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará, subsede de Santarém.
 

A concentração se deu na praça de São Sebastião com presença numerosa de servidores estaduais e municipais. Cartazes, faixas e palavras de ordem nortearam o movimento que, da praça, se deslocou para frente do Ministério Público Estadual.
 

Os políticos que estão a frente dos governos municipal e estadual pouco fazem pela educação. Uma série de irregularidades e ilegalidades foram levantadas pelas falas, faixas e cartazes ao longo do protesto. Somado ao descaso político, o ato em frente ao Ministério Público Estadual visa revelar que a justiça também é morosa e pouco faz pela educação pública do Pará.
Fonte:www.sinteptapajos.org.br

domingo, 21 de abril de 2013

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE ALMEIRIM PERMANECEM EM GREVE!!!

Hoje, sexta feira, os trabalhadores da educação do município de Almeirim realizaram uma manifestação em frente a prefeitura municipal de Almeirim, reivindicando seus direitos quanto a atualização dos seus vencimentos e melhorias nas condições das escolas. Vários trabalhadores se manifestaram, fazendo intervenções quanto à situação de suas escolas e das precárias condições de trabalho. A chuva e o sol não foram obstáculos para que os trabalhadores realizassem as atividades de greve. Houve manifestações artísticas de poesia, de musica e religiosas como orações para sensibilizar o prefeito quanto ao atendimento da pauta de reivindicação da categoria. Os trabalhadores da educação permaneceram até as 13: 00 horas em frente da prefeitura e não foram atendidos pelo prefeito. A categoria saiu fortalecida e unida em prol dos objetivos da pauta, ou seja, forçar o governo municipal a se comprometer com a educação pública e de qualidade no município. A luta continua e a tarde os trabalhadores da educação estarão reunindo com pais para informar a situação da greve, marcada para as 16:00 horas na escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ALMERIM: MÁ GESTÃO NA EDUCAÇÃO FAZ EDUCADORES PARALISAREM SEUS TRABALHOS POR TEMPO INDETERMINADO

Deflagrada a greve dos servidores públicos da educação por melhorias nas condições de infraestrutura e de trabalho nas escolas municipais, e também pela atualização de 7,97% nos seus respectivos salários.


O Prefeito de Almeirim José Botelho dos Santos, nega atualização salarial e melhorias nas condições de trabalho nas escolas da rede municipal de ensino. Desde o ano anterior (2012) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEPP, Subsede de Almeirim reivindica direitos garantidos no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração – PCCR e luta para que o poder público municipal cumpra seu dever de manter e de melhorar a infraestrutura das escolas, inclusive essa Entidade entrou com várias ações junto ao Poder Judiciário. Este ano de 2013 o SINTEPP junto com outros órgãos municipais vem provocando várias discussões a respeito da qualidade da educação do município não obtendo êxito, o que provocou novamente a decisão de se fazer greve a partir do dia 16 de abril do corrente ano, ação desesperada de se chamar a atenção para os inúmeros problemas enfrentados pelas escolas públicas do município.
Na pauta de reivindicação encaminhada ao Governo Municipal, os trabalhadores da educação reivindicam a implantação da Lei nº. 1.203/2012 – novo Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, o pagamento da gratificação de atendimento educacional especializado, gratificação de interiorização, enquadramento funcional dos trabalhadores da rede pública municipal aos novos cargos da lei nº. 1.203/2012 com as devidas vantagens peculiares aos cargos, pagamentos de salários atualizados em 7,97% de acordo com o novo plano, melhores condições de trabalho que inclui a compra de materiais de expedientes, materiais pedagógicos, carteiras, merenda escolar, revitalização dos prédios das escolas. O prejuízo financeiro aos trabalhadores da educação é irreparável, consequência da irresponsabilidade do governo municipal que descumpre lei municipal (PCCR) e ignora todos os atos desenvolvidos pela categoria.
Até a presente data o governo municipal não apresentou nenhuma proposta à categoria, apenas documentos que não apontam a queda de receita no município, justificativa utilizada pelo governo, uma forma de tentar ludibriar a categoria e forçar a retomada ás aulas. Entretanto, a categoria permanece firme em sua decisão, pois entende que a luta não é isolada e representa também os anseios dos pais e alunos, assim como os da sociedade almeirimense.
 A decepção dos trabalhadores da educação é grande, pois o governo que defende o slogan “A mudança não pode parar” se contradiz ao negar os direitos dos servidores municipais da educação e um melhor atendimento educacional ao povo.
O SINTEPP, Subsede de Almeirim, entende que a atitude do governo municipal prejudica não só os profissionais da educação, mas também toda a sociedade almeirimense, pois a greve cria muitos transtornos para os servidores da educação, que posteriormente deverão repor suas atividades em situações adversas, como para aos alunos e pais, que muitas vezes necessitam deixar seus filhos na escola enquanto trabalham. Entretanto, os motivos da greve justificam os transtornos gerados, pois as precárias condições de trabalho e a baixa remuneração impostas aos trabalhadores da educação não deixa outra escolha.
 Postado por Blogger no SINTEPP - ALMEIRIM em 4/17/2013 02:19:00 PM